Fernando Ferro apresenta argumentos contra candidaturas avulsas

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) manifestou nesta terça-feira (14), durante reunião da Comissão Especial da Reforma Política, posicionamento contrário à possibilidade de candidaturas avulsas em pleitos eleitorais – o que permitiria incluir na disputa candidatos sem filiação partidária.

Para construir seu argumento, o deputado disse que acha perigosa a iniciativa de importar ideias que pretendem queimar etapas da construção da democracia brasileira. “Recentemente, experimentamos ditadura, restrição política e censura. Em 90 anos, somente quatro presidentes conseguiram concluir seus mandatos dentro das regras democráticas. Então, estamos ainda construindo esse processo”, explicou Ferro.

Para ele, propor a liberação de candidaturas sem vínculos a partidos políticos seria um desserviço a essa construção democrática. “Precisamos de partidos, de projetos. Poderíamos até chegar às candidaturas avulsas, mas temos que passar por essa experiência partidária e valorizá-la”, defendeu.

Além desse tema, os integrantes da comissão também debateram outros dois pontos da pauta: número de candidatos e abuso do poder político e econômico. Fazendo referência a esse último assunto, Fernando Ferro disse que a lista fechada e o financiamento público de campanha podem ser o caminho para instituir mecanismos menos injustos de participação política.

Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também