Edson Santos manifesta apoio as reivindicações dos bombeiros do Rio de Janeiro

O deputado Edson Santos (PT-RJ) apoiou nesta segunda-feira (13) as reivindicações dos bombeiros militares do Rio de Janeiro. O parlamentar afirmou em discurso no plenário da Câmara, que ao longo de 155 anos de história, a corporação conquistou o respeito e a admiração dos cariocas, pela eficiência na atuação e pela bravura de seus membros. Santos afirmou que são justas as cobranças desses profissionais que lutam por melhores salários e condições de trabalho.

“A história recente não deixa dúvidas sobre o compromisso dos bombeiros com a preservação da vida. Os moradores do Rio viram com pesar o confronto que resultou na prisão de 439 bombeiros, ao lembrar da atuação dessa corporação em tragédias como o deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói e nas chuvas na Região Serrana. Os bombeiros e salva-vidas do estado, que ganham apenas 980 reais, o pior salário do País, merecem o piso salarial de 2 mil reais; vale transporte; e melhores condições de trabalho”, destacou o parlamentar ao enumerar as reivindicações dos profissionais.

O parlamentar afirmou que ao se negar negociar “essas justas demandas”, o governo do estado contribuiu para a radicalização do movimento, que resultou na ocupação do quartel General da Corporação. Edson Santos reconheceu que a atitude fere “o Estatuto dos Militares e não pode ser aceito dentro de um Estado Democrático de Direito”, mas segundo ele, apesar do erro, já reconhecido pelos bombeiros, a forma “truculenta como o governo estadual lidou com a situação acabou por amplificar as manifestações de apoio popular ao movimento”, ressaltou.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também