Dilma e Humala reúnem-se e discutem integração sul-americana

Dilma_HumalaO presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, deu inicio nesta quinta-feira (9) a sua primeira viagem oficial pela América do Sul. O roteiro começou pelo Brasil: a presidente Dilma Rousseff o recebeu na manhã de hoje no Palácio do Planalto, para tratar de assuntos de interesse bilateral e do processo de integração sul-americana, uma das principais bandeiras do governo brasileiro.

Humala vai visitar outros países sul-americanos em uma clara estratégia de estreitar os laços do Peru com as nações do Mercosul.

Para o deputado Gilmar Machado (PT-MG), vice-líder do Governo no Congresso, a vinda do presidente eleito do Peru ao Brasil reforça os laços bilaterais e dá impulso a uma série de empreendimentos conjuntos entre os dois países. “Além de impulsionar o relacionamento entre os dois países, a visita sinaliza claramente a importância do processo de integração sul-americana, incrementado pelo governo do presidente Lula a partir de 2003 e, agora, seguido pelo governo Dilma”.

Humala declarou após a eleição que suas duas prioridades em política externa são a Comunidade Andina (CAN), grupo que o Peru integra junto à Bolívia, Equador e Colômbia, e a União de Nações Sul-americanas (Unasul), aliança que reúne a todo o continente sul.

Humala ficará dois dias no Brasil e deve se reunir também com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, irá a Montevidéu, onde conversará com o presidente José Mujica; a Buenos Aires, convidado pela presidente Cristina Kirchner, e a Santiago para dialogar com Sebastián Piñera.

A data de regresso a Lima ainda não foi definida. Na segunda parte de sua viagem, ele irá à Bolívia, onde deve ser recebido pelo presidente Evo Morales. Humala visitará também o equatoriano Rafael Correa; o colombiano Juan Manuel Santos e o venezuelano Hugo Chávez. Em uma terceira etapa, irá aos Estados Unidos.

“Minha prioridade é a Unasul (União de Nações Sul-Americanas)”, afirmou ao jornal argentino Página 12. Na entrevista, ele afirmou também que seu governo vai “olhar com interesse para o Mercosul”. “Sabemos que os Tratados de Livre Comércio não facilitam que o Peru tenha maior participação no Mercosul. Interessa consolidar a CAN [Comunidade Andina de Nações]”.

Em Lima, Humala recebeu ontem (8) uma delegação do Partido Aprista, do presidente Alan Garcia, e a prefeita de Lima, a social-democrata Susana Villarán. O partido dela, Força Social, apoiou sua candidatura no segunda turno, realizado no último domingo (05).

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também