Pepe Vargas critica oposição por exploração política contra Palocci

pepe_vargasO líder em exercício do PT na Câmara,deputado Pepe Vargas (RS), criticou hoje a oposição por tentar desestabilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff ao fazer exploração política baseada em matérias publicadas pela imprensa envolvendo o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

Em sua análise, o objetivo da oposição é tentar dificultar a implementação das políticas públicas que vêm levando o Brasil a um novo patamar de desenvolvimento econômico e social desde 2003, com o governo do Partido dos Trabalhadores.

O parlamentar condenou também o PSDB, o DEM (ex-PFL) e o PPS por tentarem a obstrução despropositada no Parlamento, dificultando a apreciação de matérias de interesse nacional. Pepe Vargas ironizou a oposição por tentar desqualificar a Comissão de Ética Pública, que concluiu que o ministro Palocci nada fez de irregular. “A oposição se esquece de que não somos uma república de bananas, mas um país em que as instituições funcionam plenamente. A oposição não deve usar factóides para prejudicar o país e o andamento dos trabalhos do Congresso”, disse o líder do PT.

Pepe Vargas lembrou que a evolução patrimonial do ministro, revelada pelo jornal Folha de S. Paulo, consta da sua declaração de renda. E observou que o próprio Palocci informou que sua empresa de consultoria foi aberta quando não era ministro. “Não há qualquer impedimento legal para que deputados sejam proprietários ou sócios de empresas”, acrescentou.

Quando Palocci passou à condição de integrante do Ministério da presidenta Dilma, a empresa em questão mudou seu objeto social, para que não entrasse em conflito de interesses com as novas funções que o ministro assumiria a partir de 1º de janeiro de 2011.

Além disso, ainda conforme Pepe Vargas, o Código de Ética do Servidor Público foi observado, porque Palocci, antes de assumir a condição de ministro, informou devidamente à Comissão de Ética da Presidência da República todas as movimentações.

Palocci informou a existência da empresa e a mudança do seu objeto social, para não haver conflitos de interesses. Hoje, a empresa tem como atividade tão somente a administração dos dois imóveis que foram adquiridos à época em que era deputado federal. O ministro ainda informou que todas as atividades de prestação de contas de serviços de consultoria foram devidamente registradas, com recolhimento de todos os impostos devidos, disse o líder em exercício.

O vice-líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também criticou a oposição por tentar fazer “marola” com o tema que já foi analisado pela Comissão de Ética Pública. “A comissão é republicana, sem nenhum viés partidário. Aliás, um dos grandes feitos do Governo do PT e aliados é o pleno funcionamento das instituições: não temos mais um engavetador-geral da República, como na época do governo FHC, e nenhum inquérito é arquivado”.

Para Guimarães, a oposição usa o material da imprensa para tentar “interditar o debate no Congresso sobre grandes temas de interesse nacional, como a apreciação de medidas provisórias que vão garantir a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016”.

Na avaliação do deputado, a oposição PSDB, DEM e PPS, ao perceber que não surtiu efeito tentar descolar a imagem da presidenta Dilma da do ex-presidente Lula, agora resolveu apegar-se a factóides e denúncias sem fundamento. “Tudo isso mostra que continua a falta de rumo da oposição, que não tem projeto para o País. O objetivo é tentar atingir o governo Dilma”, disse.

Guimarães observou também que todas as explicações de Palocci já foram dadas e aceitas pela Comissão de Ética. “O ministro não cometeu nenhuma ilegalidade”, completou o parlamentar.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também