Décio defende votação de matérias que proíbam comércio de armas

decio_limaO deputado Décio Lima (PT-SC) defendeu em plenário a aprovação pelo Congresso Nacional de propostas para proibir o comércio de armas o que, de acordo com ele, “é uma forma de diminuir a violência que assola o país”. “É imprescindível o investimento em uma legislação que efetivamente proíba o comércio de armas no Brasil, de forma a garantir que mais vidas sejam poupadas”, disse.

Todos os dias, acrescentou o parlamentar petista, “nos deparamos com notícias de crimes nos jornais, principalmente, com a utilização de armas de fogo ilegais. E, mais recentemente, o caso ocorrido na Escola do Rio de Janeiro, que vitimou mais de uma dezena de crianças, reacendeu a discussão em relação ao desarmamento no país”, disse.

Na opinião de Décio Lima, as armas em posse do cidadão comum podem se tornar verdadeiras bombas-relógio capazes de impulsionar ainda mais o número de homicídios registrados no país. “Seja pelo desequilíbrio emocional de quem a porta, seja porque as armas portadas, em sua grande maioria, estão na ilegalidade”, ressaltou.

Segundo estimativas do Ministério da Justiça, apresentadas pelo deputado Décio Lima, existiriam 16 milhões de armas legais e ilegais em todo o país. Desse total, apenas 1,8 milhão estão plenamente legalizadas (com novos registros emitidos pela Polícia Federal) e outras 5,8 milhões têm origem conhecida, mas ainda estão irregulares (tem antigos registros das Polícias Civis, hoje não válidos).

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também