Secretários e bancada do Nordeste elaboram propostas para a IIRSA

Em reunião realizada nesta terça (17), secretários estaduais de Planejamento e parlamentares do Nordeste definiram propostas que serão apresentadas para o governo federal incorporar ao documento oficial com prioridades para a IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sulamericana).

Os estados do Nordeste, por meio das secretarias de Planejamento e de seus parlamentares federais, em parceria com o Ministério do Planejamento, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e outros órgãos, propõem a incorporação de um quarto e novo eixo de propostas ao documento do Brasil. Este eixo contemplaria demandas do Nordeste e integraria a região à IIRSA.

Entre as propostas, destacam-se, entre outras, a ligação das ferrovias Transnordestina e Norte-Sul; a ligação da Oeste-Leste até Vilhena, em Rondônia, e depois até o litoral do Peru, transformando-a numa ferrovia transoceânica; e a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, como terminal misto de cargas e passageiros.

“Não teremos um Brasil saudável, igualitário e mais competitivo em âmbito internacional se não integrarmos as regiões menos desenvolvidas ao projeto da IIRSA. Para isso, é necessário que se garanta a inclusão desse eixo, com as propostas para o Nordeste, o Norte e o Centro-Oeste, entre as propostas brasileiras”, defendeu o deputado licenciado Zezéu Ribeiro (PT-BA), secretário estadual de Planejamento da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan).

Os governos dos doze países envolvidos na IIRSA apresentarão suas propostas prioritárias para a integração sulamericana no final de maio.

O diálogo dos secretários estaduais e parlamentares do Nordeste com o Ministério do Planejamento e outros órgãos do governo federal prossegue nos próximos dias.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também