Marco Maia aponta consensos em pontos da reforma política

marcomaia_pres_Dest2O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta segunda-feira (9), em Porto Alegre (RS), que já existe consenso em alguns pontos da reforma política. Entre eles, Maia destacou o financiamento público de campanha, o fim das coligações proporcionais, a revisão do critério de suplência para os senadores e a coincidência das eleições.

A afirmação aconteceu durante audiência pública realizada pela Comissão da Reforma Política da Câmara, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Durante o debate, Maia reafirmou o disposição do parlamento em votar a Reforma.

“Não me coloco nem ao lado dos mais otimistas, que dizem que é possível produzir uma reforma ampla e irrestrita, nem dos mais pessimistas, que duvidam da capacidade dos parlamentares de produzir alterações que dialoguem com o novo perfil da política brasileira”, disse.

Sobre os trabalhos do colegiado, o relator substituto da comissão, deputado Rubens Otoni (PT-GO), disse que o balanço das atividades do colegiado são positivas. “A comissão da reforma política passa por um bom momento, onde percebemos o envolvimento da sociedade nos assuntos em debate. Essa participação mostra que a população está atenta e pronta para influenciar no resultado da reforma”, afirmou.

A próxima audiência será realizada em Aracaju (SE), na próxima sexta-feira (13).

Agenda – A Comissão da Reforma Política se reúne nesta terça-feira (10), em Brasília, para discutir o processo e a propaganda eleitoral, unificação das eleições e regras para suplência de senador e deputado. O encontro será às 14h30, no plenário 6 da Câmara.

Na quinta-feira (12), às 9h30, haverá audiência pública com três cientistas políticos: Cláudio Gonçalves Couto, professor do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo; Jairo Nicolau e Fabiano Santos, professores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj).

Héber Carvalho com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também