Rui Falcão destaca importância de mobilização popular pela reforma política

rui falcao e bancada D 1O presidente nacional do PT, Rui Falcão, reafirmou hoje que uma das prioridades do partido neste ano será garantir um processo de mobilização popular em todo o País para a realização da reforma política e eleitoral.

As articulações para a reforma política vão envolver os partidos aliados, movimentos sindicais e sociais e entidades da sociedade civil, com a participação do próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As informações de Falcão foram dadas em reunião da Bancada do PT, realizada hoje (5), para debater a reforma política. O secretário -geral nacional do PT, Elói Pietá, também participou da reunião. O Diretório Nacional do PT, reunido no último dia (30), em Brasília, aprovou Resolução Política em que destaca as tarefas prioritárias para o partido em 2011, entre elas, a reforma política.

O líder do PT, Paulo Teixeira (SP), insistiu na necessidade de se garantir mecanismos que permitam a ampliação da democracia, construindo uma representação mais real da sociedade brasileira dentro do Congresso Nacional e dentro dos partidos. Um dos exemplos que citou foi a questão de gênero: as mulheres são 55 % da população brasileira, mas apenas 8% do Parlamento. Do ponto de vista racial, também há uma sub-representação tanto de negros quanto das populações indígenas.

Durante a reunião da bancada, o relator da comissão especial da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), fez um balanço preliminar dos trabalhos. Ele reafirmou que um dos pontos consensuais entre os partidos refere-se ao financiamento público exclusivo de campanha. Esse ponto, segundo Fontana, é essencial para diminuir a influência do poder econômicos no processo eleitoral.

O petista apontou também como um dos desafios a criação de uma nova cultura política no País, que garanta maior nitidez programática aos partidos, com a inclusão de medidas como a fidelidade partidária. “Precisamos fortalecer a cultura partidária: a política deve se centrar nos programas defendidos pelos partidos, não no personalismo”, disse.

A previsão é de que um relatório preliminar seja apresentado na comissão até o final deste mês, embora o relatório final só deva ser concluído na segunda quinzena do mês de junho. Fontana tem contado com o auxílio do deputado Rubens Otoni (PT-GO), que foi destacado para falar sobre a reforma política em diferentes estados.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também