Deputado Ferro quer mais segurança para motociclistas

ferro_lider_dest2O deputado Fernando Ferro (PT-PE) protocolou na Câmara um projeto que visa aumentar a segurança dos usuários de motos no Brasil. Trata-se da obrigatoriedade de uso de coletes, joelheiras, cotoveleiras e botas. Tais equipamentos, de acordo com o projeto de lei, devem ser fornecidos pelos fabricantes.

Fernando Ferro entende que, assim como cinto de segurança obrigatório, e, a partir de 2014, air bags são componentes obrigatórios nos carros, os fabricantes de motos também precisam se comprometer com a segurança dos usuários.

A violência no trânsito brasileiro só aumenta. Os acidentes com motocicletas, particularmente, seguem em crescimento. O número de mortes provocadas em acidentes de moto aumentou 754% entre 1998 e 2008, aponta o Caderno Complementar Mapa da Violência, feito pelo Instituto Sangari. O trabalho mostra que a explosão nas estatísticas está relacionada não apenas com aumento expressivo da frota, mas com maior risco do uso do veículo.

Em 2008 foram registradas 87,6 mortes a cada 100 mil motos no País. Uma proporção 170% maior do que a taxa da frota de automóveis: 32,5 mortes a cada 100 mil veículos. Em 1998, a taxa de mortes por motos era de 67,8 a cada 100 mil – uma proporção 75% maior do que a taxa da frota de carros.

As maiores vítimas dos acidentes são jovens. O trabalho mostra que é na faixa entre 15 e 24 anos, o número de mortes é expressivamente maior do que nas demais idades. Com nenhuma outra categoria de veículo a pesquisa registrou tal fenômeno. Há uma vitimização de jovens. Entre 2004 e 2008, os óbitos juvenis aumentaram 15 vezes mais do que no restante da população, de acordo com a pesquisa.

“A partir da análise dos fatos, sugerimos que o código Nacional de Trânsito seja modificado para tornar obrigatória a utilização de equipamento de segurança como coletes, cotoveleiras, botas e capacetes entre os usuários de motocicletas e afins no Brasi”, justificou o deputado Fernando Ferro.
(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também