Reformulação do ensino médio brasileiro é solicitado em lançamento de frente

Reginaldo_lopesEntrevistaO deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) defendeu nesta quarta-feira (27) uma ampla reforma na proposta pedagógica do ensino médio brasileiro. Segundo o parlamentar, que participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Juventude, o alto índice de evasão escolar no ensino médio revela a fragilidade desta importante etapa escolar.

“O ensino médio brasileiro não atende mais aos jovens e nem às necessidades do Brasil. Precisamos deixá-lo mais atrativo e fazer com que os jovens deixem essa fase prontos para a inserção no mercado de trabalho”, destacou.

Reginaldo Lopes explicou que após concluir o ensino médio resta aos jovens brasileiros apenas o caminho da universidade. “Precisamos garantir a estes jovens inserção na área da ciência e tecnologia e também da pesquisa. Com estes conhecimentos o estudante poderá trilhar caminhos universitários mais vinculados à sua vocação profissional”, afirmou. O parlamentar lembrou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico (Pronatec), em fase de elaboração no governo, deverá contribuir para o fortalecimento do ensino médio no país.

PNE – Durante a solenidade de lançamento da frente, representantes das entidades estudantis pediram aos parlamentares que se empenhem nos debates do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020). O presidente da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, também defendeu a reestruturação do ensino médio e convidou os parlamentares para o lançamento da campanha nacional pela destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação.

A campanha, que também defende a destinação de 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal para a educação, será lançada em Brasília na próxima quarta-feira (4).

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também