Postos de saúde que cumprirem metas receberão mais dinheiro

bENE_pADREjOAOPostos de saúde que cumprirem metas de atendimento vão receber um selo de qualidade e terão direito a um maior repasse de recursos financeiros. A iniciativa integra um plano que visa a melhorar a atenção básica de saúde no país e deverá ser lançado no próximo mês pela presidenta Dilma Rousseff e pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Atenção à Saúde do ministério, Helvécio Magalhães, antecipou nesta sexta-feira (15) que o certificado de qualidade será concedido ao posto de saúde que atender a uma série de requisitos, entre eles, a capacitação de funcionários e a oferta de consultas pré-natal e testes rápidos de gravidez. Quem cumprir as metas terá direito a mais dinheiro. A adesão é voluntária, ou seja, cabe ao município decidir entrar no programa.

A medida que criará selo de qualidade para os postos de saúde foi elogiada pelo deputado Padre João (PT-MG), 1º vice-presidente da Comissão de Seguridade Social. “Um dos grandes desafios da área de saúde pública hoje é recuperar a credibilidade dos postos de saúde. Com esse selo a população vai saber que ali tem um serviço público de qualidade, que haverá um profissional qualificado para o atendimento primeiro. Com isso, só procurarão pelos hospitais os pacientes mais graves”, avaliou Padre João.

O deputado acredita que a medida do governo Dilma trará também economia de recurso e tempo. “É bom para a população que terá atendimento garantido perto de casa para os problemas mais simples. E as filas nos hospitais certamente serão menores. É bom também para o governo que passará a atender nos hospitais apenas os casos mais complexos”, ressaltou.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), também integrante da Comissão de Seguridade Social, considerou fundamental o selo de qualidade para os hospitais. Além de melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, Benedita disse que a medida estimula os profissionais do setor. “Essa é uma área muito difícil, é preciso ir além da questão salarial. Se lida com vidas, por isso é importante ter recurso financeiro adequado, equipamento, medicamentos e um bom ambiente de trabalho”. Benedita acredita que o posto que contar com um orçamento melhor, terá profissionais mais satisfeitos e empenhados em desenvolver bem o seu trabalho.

“A presidenta Dilma cumpre bem o seu papel como gestora pública e dá demonstração da sua disposição para valorizar os profissionais e garantir um bom atendimento dos serviços públicos de saúde para a população”, afirmou a deputada Benedita.
Banda Larga – O plano prevê ainda levar internet em banda larga para os postos e ampliar o cartão nacional de saúde, que traz dados sobre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com essa iniciativa, o governo federal quer garantir o cumprimento do papel dos postos de saúde, de oferecer os primeiros cuidados às famílias e também de prevenção e, assim, desafogar os hospitais, deixando-os responsáveis pelos casos complexos e cirurgias.

Vânia Rodrigues, com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também