Comissão da Reforma Política discute financiamento público de campanha na terça

rubens otoni_D1Na próxima terça-feira (8) a Comissão Especial da Reforma Política da Câmara volta s se reunir para debater o financiamento público de campanha. O tema é consenso na bancada do PT e faz parte dos quatro pontos principais defendidos pelo partido na reforma, ao lado do voto proporcional com lista pré-ordenada, fim das coligações proporcionais, e a manutenção das regras de fidelidade partidária. A reunião ocorrerá às 14h30, no plenário 2 do anexo II da Câmara.

O financiamento público e exclusivo de campanha já faz parte das propostas aprovadas na Comissão da Reforma Política do Senado. Os senadores também aprovaram o sistema proporcional, com lista fechada e cotas para as mulheres; o fim das coligações nas eleições proporcionais; a fidelidade partidária; e o fim da reeleição com mandatos de cinco anos para os chefes dos executivos municipais, estaduais e federal. A Comissão da Reforma Política do Senado encerrou os trabalhos nesta semana.

Na Câmara, os debates devem prosseguir por mais alguns meses. A comissão da Casa decidiu debater a reforma com representantes da sociedade civil, além de promover audiências públicas em pelo menos um estado de cada região do país. O objetivo é colher subsídios a fim de formatar uma proposta para a reforma política com ampla participação da sociedade.

Na segunda-feira (11), a convite da direção do Partido dos Trabalhadores de Sergipe, o deputado Rubens Otoni (PT-GO), um dos relatores da Comissão de Reforma Política da Câmara, irá debater o tema no Sindicato dos Bancários, em Aracaju (SE).

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também