Valmir Assunção anuncia campanha contra uso de agrotóxicos

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) registrou em plenário o lançamento hoje (7) da Campanha Permanente contra o Uso dos Agrotóxicos no Brasil e pela Vida, numa iniciativa de movimentos sociais e entidades da sociedade civil. “Essa deve ser uma preocupação de toda sociedade brasileira. O Brasil, desde 2009, é o país que mais usa e consome agrotóxicos no mundo”, afirmou.

A situação é tão grave, explicou o parlamentar petista, “que se contabiliza que, sem saber, cada um de nós, bebe, por ano, cinco litros de veneno. Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras, de acordo com dados oficiais”.

De acordo com Valmir Assunção, esse alto consumo de venenos tem uma causa. “O agronegócio, esse modelo de agricultura que é hegemônico no Brasil sustenta-se no grande latifúndio e, mais ainda, na utilização de agrotóxicos de forma exorbitante. Vendem que o agronegócio é a chave para o desenvolvimento do Brasil, mas escondem que esse mesmo modelo será responsável por uma sociedade que não consegue ter saúde”, ressaltou.

O petista defendeu o desenvolvimento da agroecologia. “Como uma forma de produção que respeita o meio ambiente, que respeita o trabalhador e a trabalhadora do campo e que usa tecnologias que contribuam com os trabalhadores e acabem com o uso de agrotóxicos. Para tanto, a pequena agricultura e a Reforma Agrária são políticas fundamentais”, finalizou Valmir Assunção.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também