Manifestações contra Jair Bolsonaro chegam às redes sociais

molon e benedita_D1Nesta quarta-feira (30) continuaram as manifestações de indignação e protesto contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por suas declarações consideradas racistas no Programa CQC, da TV Bandeirantes. Ainda na terça (29), milhares de pessoas se manifestaram através das redes sociais pedindo a cassação do deputado. O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) afirmou que também assinará as representações contra Jair Bolsonaro elaboradas por um grupo de parlamentares atuantes em direitos humanos. “As declarações inacreditáveis e inaceitáveis do deputado merecem uma resposta firme da Câmara dos Deputados”, defendeu Molon.

As representações – que questionam as declarações de Bolsonaro ao programa CQC, consideradas racistas pelo grupo – foram encaminhadas à Corregedoria e à Presidência da Câmara dos Deputados; ao Ministério Público Federal; ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e ao Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A OAB-RJ também representou contra o deputado do PP junto à Corregedoria da Câmara. “As declarações do deputado Jair Bolsonaro são inaceitavelmente ofensivas pois têm um cunho racista e homofóbico”, declarou, em nota, o presidente da entidade, Wadih Damous.

Também nesta quarta, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) emitiu comunicado sobre o caso. “Acho lamentável o episódio. A resposta que [o deputado] deu não combina com o mínimo de respeito e postura que um parlamentar precisa ter em relação a questões como sexualidade e raça. A postura de confronto desnecessário e desprezo pelo ser humano não pode conviver nessa casa sem nossa indignação”, diz o texto divulgado pela deputada, que também expressou solidariedade à cantora Preta Gil, alvo da resposta de Bolsonaro.

O texto das representações está disponível no site da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (www.camara.gov.br/cdh).

Redes sociais – Milhares de pessoas se manifestaram através das redes sociais pedindo a cassação do deputado. No Twitter, desde as primeiras horas de terça até o início da noite de quarta, as tags #Bolsonaro e #ForaBolsonaro estiveram entre os assuntos mais comentados do serviço de microblog. Pelo Facebook, usuários foram convocados a protestar na rede contra as declarações de Bolsonaro.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também