Josias defende limites na compra de terras por estrangeiros

Josias Gomes_D2O deputado Josias Gomes (PT-BA) defendeu em plenário a ampliação do debate sobre a compra de terras por estrangeiros no Brasil. “Não sou contra a entrada de capital estrangeiro no país, ele é bem vindo. Mas, precisamos impor limites, ter controle eficaz. Afinal, estamos falando de soberania territorial”, disse.

De acordo com o deputado, o Oeste do estado da Bahia é uma das regiões mais visadas pelos grupos estrangeiros. “A quantidade de áreas disponíveis, ainda baratas, o alto nível de produtividade das lavouras e a maior proximidade dos portos para a exportação são alguns dos motivos para essa procura. Não há um levantamento específico, mas estima-se que de 10 a 30 por cento da área em produção no oeste da Bahia já esteja nas mãos de empresas ou cidadãos estrangeiros, o que corresponde a uma área de 170 a 510 mil hectares”, explicou Josias Gomes.

Na América Latina, acrescentou o parlamentar petista, a procura de terras por estrangeiros tem especial destaque no Brasil, Argentina e Uruguai. Josias Gomes disse ainda que segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, “existiam em 2008 cerca de 35 mil registros de imóveis rurais em mãos de estrangeiros, abarcando uma área de mais de 4 milhões de hectares, números bastante expressivos considerando que não abrangeu o período da corrida por terras após crise de 2008”.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também