Movimentos sociais apresentam proposta de reforma política na Câmara

reforma_politicaA Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Política com Participação Popular recebeu nesta quarta-feira (30) uma proposta de reforma política elaborada por movimentos sociais organizados.

A proposta, entregue aos parlamentares durante café da manhã na Câmara, baseia-se em quatro grandes eixos temáticos: fortalecimento da democracia direta; democratização e fortalecimento dos partidos políticos; reforma do sistema eleitoral e controle social do processo eleitoral.

A inciativa foi elogiada por diversos parlamentares da bancada petista na Câmara. A deputada Erica Kokay (PT-DF) ressaltou a importância do protagonismo da sociedade nos debates e alertou para o risco de serem incluídos na reforma aspectos que dificultem ainda mais a participação popular no processo eleitoral brasileiro. “Chega de faz de conta. O Brasil só terá uma democracia plena se conseguir incluir na política todos os cidadãos, independentemente de cor, sexo, orientação sexual ou classe social”, defendeu.

Os deputados Alessandro Molon (PT-RJ) e Amauri Teixeira (PT-BA) conclamaram os diferentes segmentos sociais a se engajarem no debate acerca da reforma política. “Sozinho se faz pouco, mas unidos podemos fazer muito. Quando a sociedade se organiza para cobrar seus direitos, as coisas andam”, disse Molon. Amauri alertou que esse engajamento de amplos setores impedirá que haja retrocessos na nova legislação político-eleitoral, caso fique restrita ao âmbito do Parlamento.

Alerta – Os deputados Luci Choinacki (PT-SC) e Pedro Uczai (PT-SC) também manifestaram preocupação com o risco de serem aprovadas mudanças que tragam retrocesso ao sistema político- eleitoral brasileiro. “Se os movimentos sociais não se envolverem, cada grupo ou partido político defenderá a reforma que melhor beneficia seus interesses. Não podemos permitir que os interesses econômicos prevaleçam e vençam mais esta batalha”, disse a deputada Luci.

Também estiveram presentes no evento os deputados petistas Luiz Couto (PB) e Dr. Rosinha (PR), além de representantes da Executiva Nacional do PT.

Mais detalhes da plataforma dos movimentos sociais sobre a reforma política podem ser obtidos no site: http://www.reformapolitica.org.br/

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também