Os deputados José Airton (PT-CE) e Miriquinho Batista (PT-PA), comemoraram a reinstalação nesta quarta-feira (16) da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura. “Essa Frente tem o objetivo de apresentar propostas, sugestões para que o Ministério da Pesca venha a ter mais autonomia, mais importância”, disse José Aírton. De acordo com José Aírton, “hoje o Ministério da Pesca ainda está limitado na sua atuação, porque tivemos que fazer um acordo de compartilhamento das atividades do setor pesqueiro com o setor do meio ambiente. Mas entendemos que o setor da aquicultura precisa ter autonomia, inclusive para que possamos resolver problemas graves que nós temos, como o problema do licenciamento das embarcações”, explicou José Airton.
O deputado Miriquinho elogiou o ex-presidente Lula por ter criado inicialmente a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca que hoje é o Ministério da Pesca.
“Eu tenho a honra de ter sido convidado para gerenciar a pesca na Amazônia, Tocantins, Amapá, Rondônia, Roraima, Acre, Pará e Amazonas. E eu sei muito bem como a gente encontrou a Pesca, eu recebi do Ministério de Agricultura, de um departamento que tinha lá quatro caixas de papelão, aonde tinha apenas o registro da Pesca, era assim que a Pesca era tratada no Brasil. E nós trabalhamos no sentido da organização e tivemos apoio de todo mundo!”, disse.
Ele ressaltou a importância da Frente, “pois rolava não sei quantos projetos aqui da Lei da Pesca, quantas vezes eu tive aqui pra gente poder consolidar e construir uma única lei, a Lei da Pesca que hoje a gente sente orgulho do setor pesqueiro no Brasil. Criar o Ministério da Pesca foi uma importante iniciativa que hoje consolida essa política”, disse.
Equipe Informes