Frente para ferrovias quer contribuir com Governo para expansão da rede

pedro_uczai_dest2Ao instalar a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) afirmou que a expansão da rede ferroviária do país é indispensável para o desenvolvimento da economia brasileira.  Segundo o parlamentar, que coordenará a frente, o modal barateia o custo da produção e do transporte nacional, reduz os impactos ambientais com a emissão de gás carbônico, atrai investimentos para regiões longínquas e melhora a qualidade e a segurança das rodovias nacionais.

A principal tarefa da frente, segundo o parlamentar, será contribuir com o governo na implantação dos projetos ferroviários em andamento no país. “Queremos pautar a importância do transporte ferroviário de carga e de passageiros na agenda política do país. Temos que promover um amplo debate sobre a malha ferroviária adequada para o Brasil, capaz de promover integração regional e desenvolvimento econômico”, defendeu. Segundo o parlamentar, atualmente existem recursos da ordem de R$ 40 bilhões para serem empregados nas ferrovias, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Durante a reunião de instalação da frente, o Diretor de Planejamento do Ministério dos Transportes, Francisco Costa, reafirmou o interesse do governo Dilma na expansão da rede ferroviária e pediu aos parlamentares que trabalhem para ampliar os recursos para o setor. “O transporte ferroviário é estratégico para o Brasil”, disse. Uma boa oportunidade para isso, destacou o diretor, será durante a elaboração do Plano o Plurianual (PPA), que será discutido no segundo semestre deste ano.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também