Um trágico acidente rodoviário, ocorrido em Rondônia, perto de Ji-Paraná, na última sexta-feira, 11 de março, tirou a vida do ex-deputado Eduardo Valverde e do militante Ely Bezerra, secretário de organização do Diretório Regional do PT daquele estado. A Bancada do PT na Câmara dos Deputados rende homenagem à memória destes bravos militantes e apresenta suas condolências às famílias enlutadas. Auditor fiscal do trabalho, nascido no Rio Janeiro em 1957, Eduardo Valverde teve atuação destacada na fundação do PT e da CUT no estado de Rondônia. Exerceu dois mandatos de deputado federal, no período de 2003 a 2010, que coincidiu com os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, Valverde foi o candidato do PT ao governo do estado de Rondônia e um dos líderes da campanha da presidente Dilma naquele estado.
Como deputado federal, Eduardo Valverde foi um batalhador incansável e plural, atuava em todas as frentes de defesa dos mais humildes, militou com determinação na defesa dos povos indígenas, das causas ambientais e em favor da preservação da Amazônia. Lutou no combate ao trabalho escravo e pelo avanço da reforma agrária. Ele foi um deputado superlativo.
Engajado até a alma na luta pelo triunfo do governo do presidente Lula, Eduardo Valverde não terá a felicidade de participar do prosseguimento deste projeto nacional e popular com o governo da presidenta Dilma. Mas seu exemplo persistirá. Com certeza, ele pode ser considerado portador da
vocação de ser o sal da terra e luz do mundo. Eduardo Valverde, os que vão nascer o saúdam.
Brasília, 14 de março de 2011
Deputado Paulo Teixeira
Líder da Bancada do PT na Câmara