Deputados da bancada petista na Câmara expressaram pesar nesta segunda-feira (14) pelo falecimento do ex-deputado Eduardo Valverde (PT-RO). Segundo os parlamentares, a perda de Valverde deixa uma grande lacuna na vida política de Rondônia, do país e do Partido dos Trabalhadores. “Eduardo Valverde foi um militante aguerrido na disputa política, envolvido de corpo e alma em causas importantes como a defesa dos direitos da população indígena, do meio ambiente e da Amazônia. Foi também um grande combatente na luta contra o trabalho escravo e na defesa dos direitos dos trabalhadores”, destacou o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP).
O líder petista ressaltou a influência política de Valverde no Congresso e lembrou que durante os oito anos em que exerceu mandato na Câmara, sempre esteve sintonizado com as grandes questões nacionais e atuou com disciplina e muita competência nas diferentes comissões que participou. “No Congresso, Valverde foi um grande tribuno na defesa do projeto nacional do PT que vem sendo implementado desde 2003”, ressaltou.
Na avaliação do deputado Padre Ton (PT-RO) uma das principais marcas do ex-parlamentar era a capacidade de dialogar com todas as forças políticas estaduais e nacionais. “Foi um desfalque muito grande na política, não só interna do PT, mas de todo o estado. Sua atuação era equilibrada, com isso ele conseguia dialogar com todas as forças. Estamos muito atordoados com esta lamentável perda”, disse. Padre Ton ressaltou a ligação de Valverde com os movimentos sociais, especialmente com a causa indígena e quilombola.
Grande liderança – Para o deputado Josias Gomes (PT-BA), que representou a bancada petista no velório, Valverde deixou um grande legado político e ajudou na formação das principais lideranças políticas do estado. “Foi uma perda inestimável. Com sua forte liderança, Valverde deixou muitos seguidores. Sua atuação sempre foi muito vigorosa e bastante coerente com a realidade do país e do estado”, lamentou. Josias ressaltou ainda o seu protagonismo na criação do PT de Rondônia. Valverde foi sepultado na manhã deste domingo (13) em Porto Velho, capital do estado.
Valverde, que era presidente do PT em Rondônia, faleceu na última sexta-feira (11) em decorrência de um grave acidente de carro ocorrido na BR-364, na região do município de Ji-Paraná-RO. No acidente, também faleceu o secretário estadual de organização da sigla, Ely Bezerra Sales.
Edmilson Freitas
Ouça na rádio PT entrevista com o Deputado Padre Ton
” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]