A Arquidiocese de Porto Velho divulgou nota lamentando a morte de Eduardo Valverde e lembra sua dedicação e luta pela justiça social. “A morte de Eduardo Valverde e Ely Bezerra nos toca profundamente; é uma perda que todos nós estamos sentindo e sofrendo. Jesus também chorou a dor da morte de seus amigos. Como somos frágeis, limitados e finitos diante da morte”. Assina a nota Dom Moacyr Grechi, Arcebispo de Porto Velho.
Prossegue a nota: “De Eduardo Valverde podemos repetir com Santo Agostinho: Caminha seguindo o homem e chegarás a Deus. Sim, porque ele merece ser exaltado por todos nós pela sua trajetória política, sua vida cristã e participação na caminhada eclesial e, sobretudo, seu amor ao povo mais sofrido de Rondônia”.
E, ainda: “A morte de Eduardo Valverde e Ely Bezerra, que hoje nos faz chorar, relativiza a nossa vida e o nosso mundo, questionando-nos e abrindo os nossos olhos racionais, tão ofuscados pelo materialismo do ter, e nos faz ver a vida de maneira mais profunda. A morte nos revela o que realmente é a vida, o que verdadeiramente é essencial e vital”.
Na sua reflexão , diz o Bispo Dom Moacyr Grechi: “Podemos dizer que a morte não é sem sentido. É um chamado à conversão aos verdadeiros princípios e valores que iluminam e dão sentido à vida. Ela nos convida a vermos a vida para além do horizonte desse mundo, nos revela que a existência humana não se limita ao planeta Terra”.
Equipe Informes com Agências