O deputado Newton Lima (PT-SP) ocupou a Tribuna nesta quinta-feira (3) para fazer uma avaliação do bom desempenho da economia brasileira, comprovado pelo resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta quinta-feira. Ele também elogiou a aprovação pelo plenário da Câmara nesta semana de duas propostas de interesse das mulheres.
Para ele, o resultado do PIB, que fechou 2010 com crescimento de 7,5 % em relação ao ano anterior, mostra que o Brasil está crescendo e expandindo sua capacidade produtiva.
“Investimento significa máquinas mais novas e novos sistemas de produção que estão sendo implantados no Brasil. Além disso, mostra a consistência da política econômica desenvolvida no período do Governo Lula e a responsabilidade fiscal com que a presidenta Dilma está conduzindo a economia brasileira”, ressaltou.
Mulheres – O deputado Newton Lima também cumprimentou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Ele elogiou a aprovação de dois projetos de lei de interesse da bancada feminina: o que proíbe a revista íntima de mulheres por homens e o que permite aos avós a visita aos netos, no caso de divórcio dos pais. “Foi um momento histórico e fico feliz em ter participado desse momento que representa mais um avanço para as mulheres brasileiras”, disse.
Maria da Penha – Newton Lima, ex-prefeito do município paulista de São Carlos, registrou ainda os cinco anos da Lei Maria da Penha, que prevê punição rigorosa para o agressor de mulher. Ele lembrou que após a implantação da Lei, “houve redução em 40% dos casos de violência doméstica, o que significa um avanço extraordinário”.
Educação – O parlamentar petista informou ainda que pretende apresentar uma emenda ao Plano Decenal de Educação 2011/2020 prevendo que “em cinco anos, os profissionais do magistério tenham um salário aproximado ao do mercado para o mesmo grau de escolaridade”, disse Newton Lima.
Gizele Benitz