Autonomia para o trabalho desenvolvido pelas comissões permanentes e maior parceria e integração com a Presidência da Câmara. Esses foram os principais pontos tratados na primeira reunião entre o presidente Marco Maia (PT-RS), os presidentes das comissões e a direção da Câmara dos Deputados. Durante a reunião-almoço, realizada nesta quarta-feira (2), Marco Maia assinou ato no qual delega aos presidentes competência para autorizar a realização de gastos de até R$ 60 mil ao ano para cada comissão. O objetivo da iniciativa é dar mais agilidade e valorizar as atividades desenvolvidas pelas comissões. ” Esse valor é uma média do gasto atual das comissões em atividades como seminários, gastos com transporte, publicações, e demais despesas para a execução do trabalho das comissões”, explicou Marco Maia.
O presidente da Câmara ressaltou a importância da integração entre a Presidência, a direção da Casa e as comissões: “Quero estabelecer um contato permanente com vocês”. Para isso, Marco Maia propôs a realização de reuniões periódicas com o que chamou de “conselho de presidentes”.
O estabelecimento de metas também foi outro assunto abordado no encontro. Maia sugeriu que os presidentes apresentem na próxima reunião, ainda sem data definida, os projetos prioritários para cada comissão.
Na reunião, também foram apresentados os novos diretores da Casa: Sérgio Sampaio, secretário-geral da Mesa; Rogério Ventura, diretor-geral; e Sueli Navarro, diretora da Secretaria de Comunicação Social.
Revista da Câmara