Camponesas realizam jornada contra o abuso de agrotóxicos

viacampesina_jornadaEm todo o Brasil, as mulheres da Via Campesina deflagraram a Jornada de Lutas das Mulheres para denunciar a utilização excessiva de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, responsabilidade do modelo de produção do agronegócio.

Até o momento, foram mobilizados seis estados – Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo – para denunciar os efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente. De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola, a utilização anual de venenos alcança mais de um bilhão de litros.

O Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países consumidores de agrotóxicos desde 2009. Segundo Ana Hanauer, integrante da coordenação nacional do MST, as ações iniciais já movimentam cerca de 5 mil mulheres de todo o Brasil.

“Nossa luta é para defender a Reforma Agrária, a agroecologia, a produção de alimentos saudáveis. Estamos mobilizadas para dar visibilidade aos problemas causados pelo agronegócio. Um dos principais é o uso indiscriminado dos agrotóxicos. O mercado de venenos é um problema para a nossa soberania, para nossa saúde e para o meio ambiente”, disse.

O lema da jornada é “Mulheres contra a violência do agronegócio e dos agrotóxicos: por reforma agrária e soberania alimentar”.

Fonte: Portal do MST

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também