Indicado pela bancada do PT na Câmara para a relatoria da Comissão Especial da Reforma Política, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) afirmou nesta terça-feira (1º) que a reforma política é a mãe de todas as reformas. Isso porque, segundo o parlamentar, a reorganização do rito político-eleitoral brasileiro deixará o parlamento mais fortalecido e respaldado pela população brasileira. A comissão foi instalada hoje, no Plenário da Câmara. O colegiado deverá concluir os trabalhos em no máximo 180 dias.
“Com um sistema político melhor, vamos ter mais credibilidade na política, a população se sentirá melhor representada, os partidos e o Congresso ficarão mais fortalecidos e mais qualificados. Com isso, será mais fácil votar reformas em outras áreas com maior agilidade e profundidade”, afirmou Fontana. A indicação para a relatoria da comissão, segundo Fontana, é uma das mais importantes tarefas que já recebeu em seus três mandatos como deputado federal.
Um dos itens da reforma mais importantes para Fontana é o financiamento público exclusivo de campanha. “No modelo atual, as campanhas acabam sendo financiadas por grandes empresas, o que termina sendo uma espécie de passaporte para que esses agentes tenham uma relação diferenciada nos governos que se constituem”, explicou. O parlamentar acredita que o financiamento público também reduzirá os custos das campanhas no país, facilitando que os representantes da classe trabalhadora também consigam disputar vagas no parlamento.
Fontana adiantou que fará um trabalho articulado com os diferentes setores da sociedade e dos partidos, para obter consenso para votação da reforma no plenário da Câmara.
Agenda – A comissão fará sua primeira reunião de trabalho nesta quarta-feira (2) para eleição do presidente e do relator. A reunião será às 14h no plenário 2.
Equipe Informes