O deputado Fernando Ferro (PT-PE) registrou em plenário a viagem realizada, por ele em um grupo de 30 pessoas (parlamentares brasileiros, cientistas, oficiais da Marinha e da Aeronáutica) à Estação Comandante Ferraz, localizada no continente antártico.
O parlamentar elogiou a infraestrutura da estação de pesquisa e destacou a importância do trabalho realizado por cientistas brasileiros naquela unidade.
“As pesquisas geofísicas e biológicas realizadas naquela estação trazem informações importantes para a compreensão das mudanças climáticas da Terra”, destacou Ferro.
O parlamentar elogiou ainda o trabalho desenvolvido pelos cientistas e militares da Estação de pesquisa, destacando o compromisso dos brasileiros no desenvolvimento de um trabalho “que orgulha o país e o coloca como ponta de lança da pesquisa internacional realizada no continente antártico”.
A Estação Antártica Comandante Ferraz é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da Península Antártica, na baía do Almirantado, Antártica.
Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé. Atualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.
Héber Carvalho