A Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira foi relançada nesta quarta-feira (23), na Câmara. Ao som do Hino Nacional, entoado pelo cantor Marcelo Sena (Banda Coisa Nossa) e acompanhado por acordes de berimbaus, a frente definiu as prioridades para esta legislatura. São bandeiras da frente apoiar a modalidade como cultura e esporte; propor ações e acompanhar projetos que se relacionem com a capoeira, além de promover o intercâmbio entre os parlamentos e entidades visando a integração de propostas e a viabilização a implementação de políticas públicas de incentivo à capoeira.
O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) destacou a importância do relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira como grande incentivadora desta manifestação cultural. “Na condição de parlamentar da Bahia, creio que essa frente irá valorizar e preservar a capoeira, que é uma das mais importantes manifestações culturais afrodescendente do país”, destacou.
O parlamentar ressaltou ainda que a capoeira é importante para a educação dos jovens, afastando-os da influência das drogas e da violência urbana. A frente tem como presidente o deputado Márcio Marinho (PRB-BA) e como primeiro vice, o deputado Acelino “Popó” Freitas (PRB-BA).
Héber Carvalho