Os líderes partidários reúnem-se na próxima terça-feira (22), às 15h, com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), para definir as presidências das comissões permanentes que cada partido ocupará na Câmara. A escolha será feita de acordo com o critério de proporcionalidade partidária, ou seja, o tamanho das bancadas ou blocos. O presidente da Câmara afirmou que até partidos menores, como o PV, que conta com 14 deputados, indicarão presidente. “Na quarta-feira (23), teremos as reuniões das comissões para a escolha dos presidentes e dos vice-presidentes e a instalação de cada uma das comissões. Nossa expectativa é que até quarta-feira todo esse processo esteja concluído”, disse Marco Maia.
Escolha – Por ter a maior bancada da Câmara, com 85 deputados, o PT tem o direito de ser o primeiro a escolher qual comissão permanente pretende presidir. O partido escolheu a CCJ, tradicionalmente a primeira a ser definida.
O presidente Marco Maia elogiou a decisão do PT de indicar o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) para comandar a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania neste ano e o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), em 2012. “É uma solução de diálogo e equilíbrio”, ressaltou Maia, lembrando que João Paulo já presidiu a Câmara e Berzoini foi ministro da Previdência Social no governo Lula.
Reforma Política – Após a instalação das comissões permanentes, Marco Maia pretende discutir com os líderes dos partidos a composição da comissão especial criada na semana passada para discutir a reforma política. A comissão terá 40 integrantes e 180 dias para definir uma proposta.
Gizele Benitz com Agência Câmara