Com objetivo de garantir maior preservação e proteção ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, o deputado Domingos Dutra (PT-MA), defendeu a aprovação de projeto de lei que altera a categoria da unidade de conservação para Reserva Extrativista Chapada das Mesas. O deputado sugere uma série de debates com autoridades e moradores da região para discutir a aprovação do projeto. O Parque Nacional da Chapada das Mesas abrange os municípios de Estreito, Carolina e Riachão, localizados no Sul do Maranhão.
Para Domingos Dutra, a proposta atende solicitação dos habitantes da região que anseiam pela conservação da fauna e da flora existente no local. Segundo o deputado, o projeto garante a preservação do meio ambiente e a permanência da comunidades localizada na área do parque. “Defendo a preservação ambiental por entender que o meio ambiente significa: o bacuri, a anta, o veado, o buriti e, sobretudo, a defesa do ser humano. Em parque nacional não é permitido a existência de comunidade. Já a reserva extrativista garante a permanência das comunidades tradicionais, com a implantação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável”, destacou.
O parlamentar afirmou ainda que não há justificativa para a retirada de moradores daquela região. “Não tem sentido, em nome de uma esquizofrenia, retirar da área uma comunidade centenária que ao longo do século preservou o meio ambiente. Essas comunidades devem ser parceiras do governo na defesa ambiental”, concluiu o deputado.
A área do parque tem aproximadamente 160 mil hectares, composta basicamente pelo cerrado e contém rios, riachos, igarapés e cachoeiras. Na região vivem cerca de 400 famílias que residem e trabalham na comunidade onde, há mais de três séculos, preservam o local de onde retiram o alimento para a própria subsistência.
Assessoria Parlamentar