Vitória no Egito deve servir de exemplo para mundo árabe, dizem petistas

15-04-10-berzoini-D1A vitória democrática obtida pelo povo egípcio, poderá provocar um “efeito dominó” em outros países árabes, governados por ditadores. A avaliação é dos deputados Ricardo Berzoini (PT-SP) e Carlos Zarattini (PT-SP).

De acordo com os parlamentares, o desfecho positivo das manifestações no Egito, demonstra a força popular e reafirma a democracia como resultado de um mundo globalizado.

Os petistas elogiaram a decisão dos militares de dissolver o parlamento e suspender a Constituição egípcia e defenderam uma ampla participação popular no processo de democratização do país.

“Mais uma vez, ficou comprovada a força da união popular. Sem isso, a ditadura no Egito ainda perduraria por muitos anos. A nossa expectativa é de que transições semelhantes ocorram em todo o mundo árabe e nos demais países onde ainda existe ditadura”, disse o deputado Berzoini.

O desafio agora, de acordo com o parlamentar, é assegurar que o processo de transição seja concluído rapidamente, como prometeram os militares. “A população e a comunidade internacional precisam ficar atentos para que a transição seja de fato concluída. Já tivemos casos em que os militares gostaram do poder e mantiveram o mesmo regime”, alertou Berzoini.

Para o deputado Carlos Zarattini, a renúncia do presidente do Egito é uma grande vitória para a democracia mundial. “Sem essas pressões populares, não haveria renúncia. Agora a população deve trabalhar unida para estabelecer eleições diretas, organizar partidos, reunir os movimentos sociais e implantar a democracia”, destacou. Zarattini acredita que o exemplo do Egito deverá servir de inspiração para a extinção da ditadura em todo o mundo, especialmente entre os países árabes.

Para o embaixador do Brasil no Egito, Cesário Melantonio Neto, o fechamento do Congresso e a suspensão da Constituição do Egito é o caminho mais natural para se estabelecer a democracia no país. De acordo com o embaixador, não há como construir um governo democrático com um parlamento eleito sob suspeita de fraude e com uma Constituição redigida sob um regime ditatorial.

A decisão de dissolver o parlamento e de suspender a Constituição foi anunciada pelo Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito, que governa o país desde a queda do ex-presidente Hosni Mubarak na última sexta-feira (11).

Edmilson Freitas com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100