O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciou a realização de uma comissão geral na próxima terça-feira (18), às 15h, para discutir o projeto de lei enviado pelo Executivo para o salário mínimo.
O anúncio foi feito na tarde de hoje (10) após reunião de Marco Maia com representates do governo e da oposição, entre eles, o líder do PT, Paulo Teixeira (SP) e o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Uma comissão geral é uma sessão plenária especialmente realizada para discutir um assunto relevante para a sociedade.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi convidado e defenderá a proposta do Governo. Ainda terão espaço para discursar um deputado indicado pela oposição, representantes de três centrais sindicais, um representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outro da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Após esta primeira fase, será dado espaço para os parlamentares fazerem, alternadamente, defesa ou oposição ao projeto do Executivo.
Marco Maia afirmou que o objetivo é promover um debate profundo sobre o assunto. “Ouviremos diversos segmentos da sociedade e discutiremos todos os valores que já foram propostos. É uma forma democrática, prática e eficiente de encontarmos um consenso para definir o valor do salário mínimo”, defendeu.
De acordo com r Cândido Vaccarezza, o novo salário mínimo deve ser votado na próxima quarta-feira (19).