O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (10) oito projetos de decreto legislativo (PDCs) que tratam de acordos internacionais. Entre eles, o PDC 2912/10, que trata de acordo entre Brasil e França para definir as formas de apoio e de cooperação entre os dois países no domínio das tecnologias de defesa, a fim de viabilizar a realização do programa brasileiro para desenvolvimento de submarinos.
O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) elogiou a aprovação do projeto e afirmou que a aquisição de submarinos é importante para o Brasil, no sentido de garantir segurança em todo o litoral do país. “Esse programa para compra de submarinos é vital para a defesa nacional. A área do pré-sal tem de ter segurança. Mantida a estrutura naval que temos hoje, essa área está totalmente vulnerável”, ressaltou o parlamentar petista.
O texto do acordo, assinado em 2008 e estimado em R$ 3 bilhões, prevê que será intensificada a cooperação de longo prazo em matéria de defesa, com base em parcerias industriais, transferência de tecnologia, formação e aprendizagem.
Todos os projetos aprovados seguem para análise do Senado Federal.
Gizele Benitz