PT comemora 31 anos de luta pela consolidação democrática do país

pt31 anos_D1Fundado em 1980, o Partido dos Trabalhadores completa nesta quinta-feira (10) 31 anos de existência.O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores convocou ato político para comemorar a data. Durante o evento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado e receberá o título de presidente de honra do PT. O ato acontecerá às 17h, no Teatro dos Bancários, na Asa Sul, em Brasília.

 Organizado ainda durante a ditadura militar, a partir da luta de trabalhadores por melhores condições de vida e pelo resgate da democracia no país, o partido conta hoje com quase 1,5 milhões de filiados, 60 mil dirigentes e está presente em 4 mil diretórios municipais permanentes e cerca de mil comissões executivas provisórias.

O PT conta ainda com 5 governadores (Acre, Bahia, Distrito Federal, Sergipe e Rio Grande do Sul), 3 vice-governadores (Amapá, Maranhão e Espírito Santo), 560 prefeitos e 428 vice-prefeitos. No legislativo federal, tem a maior bancada na Câmara, com 88 deputados e a segunda maior do Senado, com 14 senadores. Nos legislativos estaduais, o partido conta com 149 deputados e 4.166 vereadores nas Câmaras municipais de todo o país.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), o PT é um dos maiores acontecimentos da democracia brasileira. “O Partido dos Trabalhadores surgiu para dar vez e voz aos segmentos da sociedade que não tinham representação na vida política do país”. Segundo ele, a comprovação do acerto da trajetória do PT, é que a agremiação já alcançou todos os níveis das esferas de poder.

Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a história do PT se confunde com a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e pelo consolidação da democracia no país. “O Partido dos Trabalhadores possibilitou a convivência entre pessoas mais simples e os intelectuais. Essa união permitiu inúmeras conquistas para os trabalhadores”, afirma. A deputada disse que o grande desafio do partido é garantir que o país continue avançando nas políticas sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária.

O ex-presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirma que a consolidação de um projeto político diferenciado para o país é uma conquista da militância do PT, que sempre foi a alma e razão do partido existir. “O nosso desafio é não descuidar dessa militância, é cuidar da democracia interna, dos mecanismos de decisão política pela base do partido e o fortalecimento da nossa relação com a sociedade civil”, disse.

Mais cedo, os integrantes do Diretório Nacional devem se reunir na sede do PT para discutir, entre outros assuntos, a substituição de alguns dirigentes do PT, como José Eduardo Cardoso (SP), Iriny Lopes (ES) e Humberto Costa (PE). Cardozo e Iriny devem sair porque assumiram os ministérios da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, respectivamente. Humberto Costa pode deixar o cargo de vice-presidente porque, na condição de líder no Senado, já tem assento garantido no Diretório e na Executiva Nacional do PT.

Heber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100