O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) afirmou hoje (9), em pronunciamento no plenário, que o Sistema Único de Saúde (SUS) é “um poderoso e nobre instrumento” de defesa da vida e também de distribuição de renda. Ao citar pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrando que os serviços do SUS são mais bem avaliados por aqueles que costumam utilizá-los, Chinaglia ressaltou que “o SUS foi o sistema que mais avançou historicamente no Brasil, lastreado inclusive em uma das mais belas páginas da Constituição brasileira”, disse.
A pesquisa do Ipea avaliou a percepção da população sobre serviços prestados pelo SUS e foi aplicada em 2.773 pessoas em todos os estados do país. Na avaliação do deputado Arlindo Chinaglia, é necessário ir além da percepção popular. “O tema saúde no Brasil é, rigorosamente, uma discussão de todos nós, não apenas dos deputados, não apenas do Congresso Nacional, mas de todos os brasileiros”, frisou o parlamentar petista.
Alguns itens do estudo do Ipea foram destacados pelo deputado Chinaglia. Entre eles, o Programa Saúde da Família, que obteve de 80,7% dos entrevistados uma avaliação de bom ou muito bom. Apenas 5,7% consideraram-no ruim ou muito ruim; a distribuição gratuita de medicamentos, foi considerada por 69,6%, muito boa ou boa. Sobre o atendimento por médico especialista no SUS 60,6% consideraram muito bom ou bom, e apenas 18,8%, ruim ou muito ruim.