O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou, em pronunciamento no plenário, denúncia de invasão ocorrida na sede da Organização Não Governamental (ONG) Dignitatis, em João Pessoa, na Paraíba. A ONG tem atuação na área de direitos humanos nos estados de Pernambuco e Paraíba e foi autora da representação sobre o assassinato do ex-vereador do PT e advogado Manoel Matos, em 2009. No ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as investigações sobre o crime sejam realizadas pela Justiça Federal.
De acordo com Luiz Couto, a ONG encaminhou histórico de recentes situações de insegurança vividos pelas pessoas que trabalham na organização. “Houve um tiro de revólver calibre 22 e a janela foi arrombada. Numa primeira análise informal, os peritos apontaram que o arrombamento não apresenta características de um furto comum, mas indica a nítida intenção de mascarar uma invasão com fins de obter objetos e itens específicos, no caso a CPU roubada”, explicou Couto.
O parlamentar petista informou ainda que a ONG Dignitatis vai encaminhar também relato dos fatos aos conselhos estadual e nacional de Direitos Humanos, Ministério da Justiça e Secretaria Especial de Direitos Humanos, além de instâncias internacionais de Direitos Humanos, como OEA e ONU. “O objetivo não é o de relatar uma situação para que trafegue em vias administrativas. É informar tais circunstâncias como forma de auto-proteção”,ressaltou o deputado Luiz Couto.
Gizele Benitz