As deputadas petistas, Benedita da Silva (RJ) e Luci Choinack (SC), elogiaram nesta quarta-feira (2) a eleição da primeira mulher para a Mesa Diretora da Câmara. De acordo com as petistas, este é um passo importante rumo à equidade de gêneros no comando dos postos de poder da Casa. Rose de Freitas (PMDB-ES), foi eleita na noite de terça-feira (1º) como 1ª vice-presidente da Mesa, juntamente com o deputado Marco Maia (PT-RS), eleito presidente para o biênio 2011-2012.
“Foi preciso uma mulher ser eleita presidenta da República para a Câmara incluir uma mulher na composição da Mesa Diretora da Casa. Apesar de tardia, é sem dúvida uma grande conquista. Historicamente, sempre que vão ser compostas as chapas para a composição da Mesa, os partidos indicam homens para os postos, desta vez foi diferente”, destacou a deputada Luci.
A petista informou que irá atuar junto à bancada feminina da Casa para assegurar mais avanços para as mulheres. “O tempo de invisibilidade terminou. Tradicionalmente a sociedade acostumou-se com as mulheres cuidando dos filhos, do lar e dos maridos. Agora continuamos exercendo essas funções, mas também queremos dar a nossa contribuição para a construção de políticas públicas que melhorem a vida das famílias brasileiras”, afirmou.
Propostas – A deputada Benedita da Silva também classificou como um avanço a eleição da deputada Rose para a vice-presidência e adiantou que pretende apresentar propostas sobre a equiparação de gêneros em todas as esferas administrativas do país. “Aqui, homens e mulheres ocupam as mesmas funções parlamentares, mas nunca tivemos uma representante titular na Mesa Diretora. Que isto sirva como estímulo para que as demais diretorias possam ter mais mulheres”, afirmou.
Edmilson Freitas