Segundo sua assessoria, Lula embarca no domingo, 6, para a África, onde será a principal estrela das comemorações dos 10 anos do encontro, conhecido nos últimos anos por reunir movimentos antiglobalização. A viagem de Lula será a sua primeira ao exterior como ex-presidente.
A ascensão de Lula ao cargo de presidente da República era uma das bandeiras da primeira edição do evento, que debutou em 25 de janeiro de 2001, em Porto Alegre. Hoje, o ex-mandatário brasileiro é considerado símbolo do Fórum Social. A edição deste ano será no campus da Universidade Cheikh Anta Diop, de domingo, 6, a sexta-feira, 11.
Lula foi convidado a falar na segunda-feira, 7, sobre “a crise do sistema e das civilizações”. Parte importante do debate estará centrada na questão do desenvolvimento da África, um dos pontos de interesse do ex-presidente. Ao deixar a Presidência, Lula afirmou que se dedicaria a temas relacionados à África e à América Latina..
Segundo os organizadores, o encontro em Dacar será usado também para debater qual o caminho o Fórum Social deve trilhar nos próximos anos. Entre 20 mil e 60 mil pessoas estão sendo aguardadas na capital do Senegal. O Fórum Social Mundial já foi realizado em cidades como Porto Alegre e Belém (Brasil), Mumbai (Índia), Bamako(Mali), Caracas (Venezuela), Karachi (Paquistão) e Nairóbi (Quênia).
ESQUERDA – Organizadores do Fórum Social Mundial avaliam que a vitória da esquerda em diversos países da América Latina nos últimos dez anos foi influenciada pelos debates realizados ao longo da década sob o slogan de que “um outro mundo é possível”, o lema do Fórum.
Equipe Informes, com agências