Nesta terça-feira (1º), a partir das 10h, acontece no plenário da Câmara a cerimônia de posse dos 513 deputados federais que exercerão mandato na 54ª legislatura (2011/2014). A eleição da Mesa Diretora para o primeiro biênio da nova legislatura está marcada para às 18h. O atual presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), é candidato à presidência e já conta com apoio de 21 dos 22 partidos com representação na Casa.
E para recepcionar os deputados eleitos ou reeleitos, a Câmara promove na segunda-feira (31), das 9h às 13h, no auditório Nereu Ramos, o 2º Encontro Parlamentar. O objetivo é apresentar os procedimentos que compõem a rotina administrativa e legislativa da Casa, de forma a auxiliar os parlamentares no exercício do mandato. A entrada será restrita aos deputados.
Ainda na segunda-feira (31), às 17h, os deputados poderão participar de uma visita guiada às dependências da Câmara. Além de conhecer mais sobre a história do Parlamento brasileiro, a ideia é mostrar aos parlamentares, através da dramatização por um grupo de teatro, um roteiro específico para a posse, que acontece no dia 1º.
A sessão de posse dos parlamentares será transmitida ao vivo pela TV, rádio e Agência Câmara. Os convidados poderão acompanhar a cerimônia em dois telões no Salão Verde, um painel no Salão Negro, duas TVs no Salão Nobre, um telão no auditório Nereu Ramos e telões em todos os plenários das comissões, no anexo II. A expectativa é de que cerca de 4 mil convidados participem da cerimônia de posse.
Eleição da Mesa – Na terça-feira (1º), às 18h, os deputados vão eleger a Mesa Diretora para os próximos dois anos. Serão eleitos um novo presidente; dois vice-presidentes; quatro secretários e quatro suplentes. A votação será realizada pelo sistema eletrônico desenvolvido pelo Centro de Informática da Câmara (Cenin) e a estimativa é de que o processo eleitoral de todos os cargos da Mesa seja finalizado em três ou quatro horas.
Acessibilidade – A novidade deste ano é que foi desenvolvido um sistema especial para o voto de parlamentares portadores de necessidades especiais. Também foi feita uma adaptação da tribuna do Plenário para facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais.
Equipe Informes com informações da Agência Câmara