O deputado federal Pedro Wilson (PT-GO) elogiou hoje a iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de tratar do tema “Cerrado: água, alimento e energia”, na 63ª reunião anual da entidade, em julho, em Goiânia.
“O encontro ira abordar maneiras de recuperar o cerrado e como prevenir novos desmatamentos. Trará, ainda, debates sobre a monocultura, o agronegócio, nascentes, migração, manejo adequado do solo, dentre outros”, relatou o parlamentar . Ele apoia a utilização do bioma, mas com consciência e de forma não predatória. Pedro Wilson é autor da PEC do Cerrado, que inclui na Constituição Federal os biomas Cerrado, Caatinga e Pampas como patrimônio nacional.
O petista destacou que o encontro da SBPC, reunindo pesquisadores e cientistas, poderá reforçar a luta em defesa do segundo maior bioma brasileiro. O Cerrado se estende por uma área de 2.045.064 km2, e abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
Realizada desde 1948, a SBPC é o principal evento científico do Brasil, com foco na discussão de políticas públicas e avanços em ciência e tecnologia. A cada ano, um estado diferente recebe a reunião, que conta com milhares de cientistas, professores, estudantes e profissionais que trabalham com ciência no país.
A programação científica do encontro conta com simpósios, conferências e mesas-redondas. Painéis para apresentação de trabalhos científicos também recebem espaço para exposição à comunidade acadêmica. Desde 2000, o evento conta com média de público de, no mínimo, 10 mil pessoas.
Salis Chagas, com Agências