Lideranças de todo o Estado do Rio Grande do Sul lotaram o Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, no ato em apoio à candidatura de Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Câmara Federal.
Há 20 anos um gaúcho não figurava na Presidência da Câmara dos Deputados. Depois de ocupar o cargo de 1º Vice-Presidente, Marco Maia foi indicado pela bancada petista para concorrer a Presidência da Casa no biênio 2011-2012. Onze partidos já abriram apoio a sua eleição.
Marco Maia chegou, em Porto Alegre, acompanhado de deputados de várias bancadas: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo da Ponte (PP-PE), Odair Cunha (PT-MG), Marcelo Ortiz (PV-SP) e Jilmar Tatto (PT-SP), Assis do Couto (PT-PR) e Paulo Teixeira (PT-SP), futuro líder do PT na Câmara.
O Presidente da Câmara, Marco Maia, agradeceu a presença de todos os gaúchos e disse que o Rio Grande tem sido protagonista da política nacional, “vários ícones da política brasileira partiram deste Estado e tenho orgulho de ser gaúcho e de fazer parte desta história. Várias bancadas já estão junto conosco e estarei trabalhando pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul e de todos os brasileiros”, reafirmou.
Em seu pronunciamento, o Presidente da Assembleia Legislativa Giovani Cherini (PDT) ressaltou a importância da eleição de Maia: “depois de 20 anos o povo gaucho vai resgatar a cadeira que pertenceu a um gaúcho. Apoio Marco Maia porque ele é um batalhador pelas causas do povo”, disse o Presidente da Assembleia.
O governador Tarso Genro afirmou que Marco Maia será o Presidente da Câmara que trabalhará pelo Brasil, “Maia trabalhará a partir do interesse de todas as bancadas e também do Rio Grande do Sul. Isso significa para nós que teremos na Câmara Federal um presidente para o país. Conheço a trajetória deste parlamentar há muitos anos, por isso o Rio Grande do Sul está orgulhoso com a tua presença na Câmara e tenho a certeza que lá, tu desenvolverá um importante trabalho. Hoje unimos o Rio Grande do Sul para te apoiar e tenho certeza que vamos obter uma grande vitória com a tua presença na presidência da Câmara”, ressaltou o Governador.
Nas falas do governador Tarso Genro (PT), do Prefeito da capital gaúcha José Fortunatti (PDT) e do presidente do legislativo gaúcho Giovani Cherini, ressaltaram que a candidatura de Marco Maia representa a unidade das forças políticas do RS.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados e um dos coordenadores da campanha de Marco Maia, Arlindo Chinaglia, ressalta que está trabalhando para uma chapa única e na defesa do princípio da proporcionalidade. ” Conheço a atuação do Marco Maia na Vice-Presidência e na Presidência da Casa e sei que ele é plenamente capaz”, ressalta Chinaglia.
Também estavam presentes os deputados federais Mendes Ribeiro Filho (PMDB/RS), José Luiz Stédile (PSB-RS), o futuro presidente da Assembleia Legislativa Adão Villaverde(PT), centenas de prefeitos, vices, secretários municipais e vereadores gaúchos, entre diversas outras lideranças.
Onze partidos apóiam oficialmente a candidatura Marco Maia Presidente: PT, PMDB, PSDB, DEM, PP, PR, PPS, PSC, PSB, PDT e PC do B.
(AP)