A Universidade Federal da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) está com inscrições abertas para os cursos de Agronomia, Administração Pública, Ciências da Natureza, Matemática, Enfermagem e Engenharia de Energias até 31 de janeiro. Ao todo são 180 vagas e as inscrições são gratuitas. Localizada em Redenção (CE), a 57 quilômetros de Fortaleza, destina metade das vagas da instituição para estudantes de países africanos que falem português – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe – e do Timor Leste.
O deputado Eudes Xavier (PT-CE) apontou como experiência internacional exemplar a criação da Unilab, pelo governo Lula, já que promove o intercâmbio cultural e educacional entre os países de língua portuguesa. “Nos primeiros quatro anos, a universidade receberá R$ 189 milhões para a construção do campus de 140 hectares, doado pelo governo estadual, para atender os primeiros 5 mil alunos”, contou Xavier. O parlamentar destacou ainda que a Unilab é essencial para uma cidadania plena e o intercâmbio de pesquisa.
Criada em julho de 2010, a universidade trará efetivos benefícios para o país, ampliará a oferta de ensino superior e, ao mesmo tempo, gerará conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar dos brasileiros e das populações envolvidas dos países de língua portuguesa, além de contribuir de forma estratégica em para a defesa e o fortalecimento do bloco da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
De acordo com o edital, podem participar do processo de inscrição da Unilab, para ingresso no primeiro e no terceiro trimestre, do ano letivo de 2011, todos os estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio ou que possuam certidão de exame supletivo, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio, (Enem 2010), de acordo com a Portaria Nº 807/2010 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União, de 18 de junho de 2010.
Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher o formulário de inscrição disponibilizado no site www.unilab.edu.br.
Salis Chagas com informações da Unilab