A direção nacional do Partido dos Trabalhadores enviará uma delegação para a edição de 2011 do Fórum Social Mundial que ocorrerá no Senegal (África) entre os dias 6 a 11 de fevereiro. O evento deverá contar também com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ser apresentado pelos organizadores como a principal estrela das comemorações do décimo aniversário do Fórum.
A delegação petista será formada por Renato Simões, secretário nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais; Cida Abreu, secretária nacional de Combate ao Racismo; Laisy Moriére, secretária nacional de Mulheres; Morgana Eneile, secretária nacional de Cultura; Severine Macedo, secretária nacional de Juventude e Valter Pomar, membro do DN e secretário-executivo do Foro de São Paulo.
Desde que foi criado, o Fórum tornou-se o espaço ápassou a ser conhecido como o encontro do movimento antiglobalização e de questionamento do sistema internacional. Rivaliza com o Fórum Mundial de Davos, na Suíça, que reúne os dirigentes dos países com a maior economia do mundo.
É a segunda vez que o FSM será sediado na África, já que o Quênia recebeu o evento em 2007. De acordo com os organizadores, estão sendo esperadas cerca de 60 mil pessoas no evento.
Nesse ano os debates girarão principalmente em torno do eixo das migrações e da descolonização dos países daquele continente. Além disso, aparecerão com força no Fórum as questões ligadas à luta anti-racista e em defesa ao meio ambiente.
Entre os temas a serem abordados pelas organizações sociais durante o FSM destacam-se a denúncia da crise do capitalismo e propaganda da nova luta pelo socialismo; atividades sobre a integração Sul-Sul, com a defesa da paz e do desenvolvimento para as nações africanas; luta antiimperialista contra as guerras, as bases militares estrangeiras e pela descolonização; denúncia e combate ao racismo, e desenvolvimento com respeito ao meio-ambiente. A idéia é que as atividades sejam realizadas em conjunto com entidades dos países africanos.
Entidades como o Centro Brasileiro de Luta pela Paz (Cebrapaz), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), União dos Negros pela Igualdade (Unegro) e União Brasileira de Mulheres (UBM) participarão do fórum.
O evento será realizado no campus da Universidade Cheikh Anta Diop.
Equipe Informes com Agências