A candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara ganhou nas últimas 24 horas o apoio de mais três partidos. Dois compõem a base do governo na Câmara, PDT e PR, e o outro, PPS, pertence à oposição.
O PR declarou o apoio em jantar realizado na noite de terça-feira (18), com a presença de 33 dos 40 deputados do partido. Já a manifestação de solidariedade do PPS, foi revelada pelo futuro líder do partido na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR) e pelo atual vice-líder da legenda, deputado Arnaldo Jardim (SP) em reunião com Marco Maia, à tarde. O PDT também declarou o apoio e vai oficializar a decisão ainda nesta quarta-feira (19).
O líder do PDT, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), afirmou que antes da oficialização do apoio haverá uma conversa com Maia, mas a decisão do PDT já está tomada e será confirmada mesmo se não houver acordo em relação às reivindicações do partido. No caso do PR, a legenda indicou o deputado Inocêncio de Oliveira (PE), atual segundo-secretário, para ocupar um cargo na futura Mesa Diretora, obedecendo o princípio da proporcionalidade.
Os dois partidos, PDT e PR, participam do governo de Dilma Rouseff, ocupando os ministérios do Trabalho e Emprego, com Carlos Lupi (PDT) e o de Transportes, com Alfredo Nascimento (PR). No jantar de apoio do partido a Marco Maia, Nascimento afirmou que o partido será leal a Marco Maia e à presidenta Dilma. “Nós saberemos honrar a parceria com o governo federal e com a base aliada”, garantiu.
Em discurso na mesma ocasião, o candidato à presidência defendeu a valorização da Câmara e dos partidos políticos e se comprometeu a estimular a discussão de assuntos relevantes para a sociedade brasileira. “Vamos construir uma pauta positiva que dialogue com os grandes temas do país, que garanta o desenvolvimento dos estados e, acima de tudo, vamos nos engajar no combate à pobreza”, afirmou Marco Maia.
Heber Carvalho, com informações do Portal do PT e site www.marcomaiapresidente.com.br