A liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado se reúne nesta terça-feira (11), às 15h, para discutir quem será o líder do partido na Casa, entre outros assuntos.
O resultado das eleições de 2010 deixaram o PT como a segunda maior legenda no Senado, com 15 senadores, perdendo apenas para o PMDB, que tem agora 19 representantes.
Em entrevista à Agência Senado, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse que ainda não há nome definido. Ele afirmou que a reunião se destina a escolher o líder para que este negocie os outros cargos na Mesa Diretora do Senado e na presidência das comissões permanentes. E reiterou que ninguém ainda falou em nomes.
” Esta é a primeira reunião efetiva que a nova bancada faz já preparando os trabalhos para a sessão legislativa que se inicia. Na reunião anterior ainda não se podia definir isso, porque ainda estávamos na legislatura passada. Agora é diferente, mas ninguém ainda discutiu cargos nem nomes. O que decidimos é que haverá decisão colegiada sobre tudo”, disse.
No dia 1º de fevereiro, o Senado realiza uma reunião preparatória dos trabalhados legislativos que se instalam no dia 2. Todas as bancadas partidárias já se movimentam na escolha de líderes e de nomes para presidir as comissões permanentes e integrar a Mesa Diretora da Casa.
Convidado pela presidente Dilma Rousseff, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) deverá continuar líder do governo. Renan Calheiros (PMDB-AL) também será mantido na liderança peemedebista.