Cientistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto desenvolveram um medicamento anti-inflamatório à base do óleo de copaíba, árvore natural da Amazônia. O óleo, achado facilmente em lojas de produtos naturais, já é muito comum na medicina popular, como antibiótico e anti-inflamatório natural, para curar ferimentos e dores. No medicamento desenvolvido pela USP, será explorado o alto poder anti-inflamatório da copaíba, como explica o professor Osvaldo de Freitas, coordenador da pesquisa.
“Nós estamos trabalhando especificamente com a atividade anti-inflamatória, por enquanto. Então, essa confirmação da atividade anti-inflamatória já foi feita e esse óleo não é utilizado na forma integral, ele é processado antes. Estamos trabalhando com uma fração dele que é a fração que tem maior atividade anti-inflamatória. Nós processamos, micro-encapsulamos e utilizamos.”
O coordenador da pesquisa ressalta ainda que o novo medicamento à base da copaíba tem outras vantagens além da ação anti-inflamatória. “O óleo de copaíba, ao invés de uma irritação gástrica, ele é um gastroprotetor. A quantidade que você usa é menor, em torno de um terço e ele não produz irritação gástrica, que é o principal inconveniente desses anti-inflamatórios”, disse.
O medicamento está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz e uma farmacêutica privada do interior de São Paulo. O medicamento já foi aprovado em animais. A previsão é que em março de 2011, ele seja testado em seres humanos.
Suite do Ministério da Saúde com Equipe Informes