O Ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Paulo Vannuchi, lançou nesta terça-feira (21), no Rio de Janeiro, o livro “Habeas Corpus – a Busca dos Desaparecidos Políticos no Brasil”.
A publicação sistematiza e resume todas as informações recolhidas ao longo de décadas a respeito da possível localização dos restos mortais de mortos e desaparecidos políticos. O esforço, coordenado pela SDH, teve o auxílio dos familiares das vítimas, ex-presos políticos e ativistas.
De acordo com o ministério, o livro funciona como um primeiro guia para leitura e discussão entre os parlamentares que decidirão sobre aprovar ou não a criação da Comissão Nacional da Verdade. O lançamento do livro marca a abertura de uma exposição sobre o ex-deputado Rubens Paiva. O parlamentar é um dos símbolos dos desaparecidos políticos brasileiros.
Durante a cerimônia, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Vannuchi também lançou o livro “Movimento Humanos Direitos: Uma História de Luta Coletiva”, a respeito do grupo que reúne artistas como Wagner Moura, Camila Pitanga, Letícia Sabatella, além de outros profissionais. O livro é fruto de uma parceria do Movimento Humanos Direitos com a SDH, e reúne entrevistas publicadas com artistas na sete primeiras edições da Revista Direitos Humanos.
Equipe Informes com agências