A aprovação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu novo recorde, chegando a 87% e superando os 85% da pesquisa anterior, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira. A confiança no presidente voltou ao percentual recorde de 81%, após ter caído para 76% na pesquisa de setembro.
A avaliação positiva do governo subiu para 80% em dezembro, ante 77% em setembro, registrando novo recorde.
A deputada Iriny Lopes (PT-ES) atribui a aprovação recorde do governo e do presidente Lula a um conjunto de fatores, que vão desde o carisma do presidente com a população ao acerto das políticas econômicas e sociais. “O governo Lula é sinônimo de economia controlada, desenvolvimento econômico com distribuição de renda, geração de empregos e oportunidades e repeito e confiança no cenário internacional. Tudo isso faz com que a população reconheça no presidente Lula um chefe de estado responsável, carismático e comprometido com o bem estar da população”, destacou.
Avaliação – Para 16% dos entrevistados, o governo é considerado regular, contra 18% há três meses. A avaliação ruim/péssima permaneceu em 4%.
A pesquisa também mostrou que 62% dos entrevistados acreditam que o governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, será ótimo/bom. Para outros 19%, o próximo governo será regular e para 9%, ruim/péssimo.
O levantamento mostrou ainda que 58% dos entrevistados acreditam que o governo Dilma será igual ao do presidente Lula, ante 18% que esperam uma gestão melhor da presidente eleita. Para 14%, o novo governo será pior.
O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro, em 140 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Equipe Informes com agências