O Partido dos Trabalhadores informa com pesar o falecimento de um de seus fundadores, o militante rondoniense Odair Cordeiro. Vítima de complicações cardíacas, Odair faleceu na madrugada desta quinta-feira (16) no Complexo Hospitalar Central, na capital Porto Velho, onde estava internado desde a última terça-feira (14).
Odair Cordeiro era um dos comerciantes mais respeitados de Porto Velho e foi chefe de Gabinete na primeira gestão do prefeito Roberto Sobrinho (PT). Atualmente, Odair não ocupava nenhuma função no PT mas atuava fortemente no partido.
Para o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), a perda do militante petista é “inestimável”. Segundo o parlamentar, Odair Cordeiro era uma das principais referencias do partido em Rondônia. “Sua história esta ligada à história do Partido dos Trabalhadores. Ele sempre defendeu os segmentos mais fragilizados e lutou contra a repressão da ditadura. Trata-se de um dos principais interlocutores do PT de Rondônia”, lamentou Valverde.
Na década de 80, lembra Valverde, Odair, que à época era o filiado do partido mais bem sucedido, saiu às ruas de Porto Velho para fazer a primeira campanha do PT para prefeito e vereador. “Ele fez a primeira campanha do PT em 1984 em sua Caravam, com duas cornetas no teto. Nesta época, Odair, diferente dos demais filiados do partido, que eram todos operários e garimpeiros, era o único que tinha uma boa situação financeira”, disse.
Durante a fundação do partido, em 1980, lembra Valverde, Odair recebeu em sua casa o presidente Lula, que à época viajava para todos os estados brasileiros para montar diretórios petistas.
Colega de partido e amigo pessoal de Odair, o assessor político da liderança do PT na Câmara, Athos Pereira, falou da importância do militante rondonense para a fundação do partido e relembrou a sua coragem de lutar contra a ditadura, mesmo sendo preso e torturado pelos militares. “Perdemos um militante de grande valor. Me lembro como se fosse hoje das nossas conversas por telex, onde ele sempre se reportava com a seguinte frase: ‘aqui fala Odair Cordeiro, paladino da democracia na selva amazônica, direto de Ariquemes – capital mundial da malária,- construindo o Partido dos Trabalhadores’. É sem dúvida uma perda inestimável para o partido e para o País”, destacou Athos.
Velório – A família ainda não informou o local e horário do velório e do sepultamento.
Edmilson Freitas