O Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, de Curitiba, recebeu nesta semana uma boa notícia do deputado André Vargas (PT-PR). O Ministério da Saúde empenhou a emenda parlamentar do deputado, no valor de R$ 200 mil, para a estruturação da rede de serviços de atenção básica em saúde.
Os recursos serão utilizados para aquisição dos equipamentos para informatização, como, televisores nas unidades de tratamento, câmeras de segurança e gerador de energia de emergência, objetivando maior conforto e segurança para os pacientes e funcionários. O principal objetivo da informática hospitalar é arquivar de forma adequada todos os dados do paciente e fornecer ao profissional da saúde toda a assistência para diagnóstico e terapias mais recentes durante o atendimento e tratamento posteriores. “Tenho procurado ajudar o hospital, pois esta causa muito me sensibiliza. As pessoas que utilizam o hospital precisam de todo o nosso apoio e carinho”, disse André Vargas.
O Hospital Bom Retiro é um complexo de atenção à saúde mental, formado por diversos setores de atendimento, dispõe de 60 mil metros quadrados de terreno. Aproximadamente 2.000 pessoas são atendidas mensalmente nos diversos setores do Hospital, que tem a psicóloga Eleonor Cecília Batista na coordenação geral, e o médico psiquiatra e homeopata Francis Mourão na direção técnica.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, o Estado do Paraná conta, atualmente, com 3.266 leitos psiquiátricos, um terço do que seria necessário para atender a demanda e bem abaixo da proporção indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de um leito para cada mil habitantes.
Assessoria de Imprensa