O deputado Paulo Teixeira (SP) foi escolhido por aclamação como o próximo líder do PT na Câmara. A definição ocorreu na noite desta terça-feira, durante reunião da bancada. O parlamentar assume o cargo em fevereiro de 2011. Até lá os trabalhos da Liderança serão conduzidos pelo atual líder, deputado Fernando Ferro (PE).
Paulo Teixeira destacou que, para 2011, além de garantir o apoio incondicional ao governo da presidente Dilma Rousseff, a bancada terá o desafio de garantir a aprovação de matérias de importância para todo o País.
Ele citou, por exemplo, a reforma política. “Devemos aprovar o o financiamento público das campanhas, rompendo o vínculo da política com o poder econômico”, disse.
Citou também a necessidade de se erradicar o trabalho escravo, aprofundar o processo de combate às desigualdades sociais, a reforma do estado e também a democratização dos meios de comunicação e do acesso à internet.
O líder eleito agradeceu aos deputados Jilmar Tatto (SP) e José Guimarães (CE) por terem aberto mão da disputa à Liderança do PT, permitindo que seu nome fosse aclamado pela bancada.
BIOGRAFIA– Advogado e mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, Paulo Teixeira foi sub-prefeito de São Miguel Paulista no governo Luiza Erundina. Como vereador, foi autor do projeto de lei para exigir o cumprimento da função social da propriedade em São Paulo.
Foi deputado estadual por dois mandatos. Propôs a regulamentação dos planos de saúde para atender aos portadores do vírus HIV, além de ter participado da ação judicial que levou o Estado de São Paulo a distribuir a combinação de anti-retrovirais para todos os portadores do vírus. Foi considerado um dos 100 nomes que fizeram a luta contra a aids no Brasil.
Como secretário da Habitação em São Paulo, no governo Marta Suplicy, desenvolveu o programa Morar no Centro e o Plantas On Line. Iniciou a urbanização de Paraisópolis e consolidou em Heliópolis. As iniciativas foram elogiadas em recente relatório da ONU.
Como deputado federal, é referência nas questões urbana, ambiental e de tecnologia. É autor da proposta de emenda à Constituição da Moradia Digna e do projeto de lei que cria o Serviço de Moradia Social. Foi o principal interlocutor do governo na discussão e aprovação do Marco Regulatório dos Resíduos Sólidos. Luiz Paulo Teixeira Ferreira nasceu em Águas da Prata (SP) e tem 49 anos. É filiado ao PT desde 1980 e vice-líder do partido na Câmara desde 2008.
Equipe Informes